Publicações patrocinadas e gerenciador de anúncios do Facebook: qual a diferença?

Você já deve ter ouvido falar em publicações patrocinadas no Facebook, não é?! Com o seu crescimento e o seu poder de alcançar cada vez mais pessoas, a rede social mais famosa do mundo tem feito grandes investimentos em ferramentas de marketing com o intuito de gerar negócios. Uma dessas ferramentas é o Facebook Ads e a facilidade de um dos tipos possíveis de anúncio, os posts patrocinados.

Falaremos sobre as principais diferenças e vantagens entre esse e os outros formatos de anúncio neste post, tendo em vista que eles possuem como objetivo aumentar a interação entre público-alvo e marca. Confira e saiba qual a melhor opção para suas campanhas de publicidade no Facebook.

Os anúncios no Facebook Ads

Também chamado de anúncios do Facebook, o Facebook Ads é uma plataforma de anúncios pagos para campanhas publicitárias que tem como principal objetivo ganhar mais visibilidade/fãs/acesso e vendas.

Os anúncios aparecem na lateral direita do Facebook ou como histórico patrocinado e são compostos por título, imagem e um pequeno texto de efeito. A visualização destes anúncios por parte dos fãs possibilita maior interação através de cliques em curtir (engajamento) e acesso direto para a fanpage. Estes também podem ser construídos no formato Canvas, multimídia e múltiplas imagens para o Facebook e/ou o Instagram.

No modelo de campanha é possível criar anúncios de duas maneiras: CPC (custo por clique), na qual o anunciante paga somente quando houver clique no seu link, ou CPM (custo por mil) pago por cada conjunto de mil visualizações de um anúncio. O modelo mais utilizado é o CPC.

Outro grande diferencial dos Anúncios do Facebook é que, uma vez que as pessoas curtem, os amigos dessa pessoa também são alcançados, de maneira que podem visualizar quais dos seus amigos já curtiram aquela empresa ou anúncio e, assim, novas pessoas se sentem estimuladas a curtir também.

>> Aprenda agora mesmo a criar os seus primeiros anúncios no Facebook Ads.

O que são os posts patrocinados?

Assim como o Facebook Ads, o Post Patrocinado, também conhecido como Post Promovido, é uma forma de anúncio dentro do Facebook Ads. Porém, há um diferencial: ao contrário dos demais anúncios, esse formato aparece como uma postagem “comum” no feed de notícias dos seguidores. Um dos seus grandes diferenciais, na verdade, é poder realizar a criação direto em sua fanpage, sem a necessidade de criar o anúncio via gerenciador.

O patrocínio direto pela fanpage possui vantagens e desvantagens: rapidez e facilidade, porém menores possibilidades de configurações, segmentação e delimitação dos anúncios. Dependendo do seu público-foco, sugerimos você criar o post patrocinado através do gerenciador do Facebook Ads.

Como funcionam os Posts Patrocinados

Enfim, os posts patrocinados funcionam da seguinte forma: quando algo é postado em uma fanpage, este só consegue alcançar um número limitado de pessoas que curtem a página. Os Posts Patrocinados ajudam a aumentar o número de pessoas alcançadas por qualquer postagem.

Quando um post é promovido, ele aparece no feed de notícias das pessoas segmentadas e é sinalizado como “Patrocinado” para que os usuários saibam que aquela é uma publicação feita por meio de anúncio pago.

Ao optar por este modelo de anúncio, o anunciante investe de acordo com o número de pessoas que serão impactadas pela postagem, podendo escolher o valor que melhor se encaixa no seu orçamento e objetivos (CPC ou CPM).

Ah, é importante lembrar que se você criar os anúncios via gerenciador do Facebook Ads ao invés de patrocinar diretamente em sua fanpage, você possuirá maiores potenciais de segmentação, como:

  • Estado Civil;
  • Data de aniversário;
  • Geográfica (país, estados e cidades);
  • Faixa etária;
  • Interesses (Atividades, Músicas favoritas, Programas de TV, Livros, etc.);
  • Educação (instituições de ensino, ano de graduação, etc.);
  • Conexões (fãs de sua página, amigos e amigos dos amigos);
  • Entre outros.

A medida que você seleciona diferentes opções de direcionamento, o tamanho do público potencial é ajustado para refletir o número de pessoas no Facebook que podem ver seus anúncios. O número real de pessoas que seus anúncios alcançam dependerá do tamanho do seu orçamento e da duração da sua campanha.

 

Agora ficou mais clara a real diferença entre patrocinar um post diretamente via fanpage ou via gerenciador de anúncios? Foque em nossas dicas e comece a se familiarizar com o gerenciador e as potencialidades deste canal para atingir públicos segmentados e interessados em sua marca. Os resultados são evidentes!

Voltar