10 Ferramentas Gratuitas para Melhorar sua Estratégia de Conteúdo

Para quem busca ter sucesso na internet, o marketing de conteúdo é um dos melhores caminhos para focar em sua estratégia digital. Mas para isso é necessário dedicação e conhecimento.

A boa notícia é que existem centenas de conteúdos, materiais e ferramentas online que podem lhe ajudar a melhorar o conteúdo que você disponibiliza no seu site. E o melhor de tudo é que vários deles estão disponíveis gratuitamente.

Por isso nós separamos uma lista com 10 ferramentas gratuitas que serão muito úteis na sua estratégia de conteúdo. Aproveite!

 

1. Ubersuggest

ubersuggest

Para quem busca entender quais as palavras chave são mais procuradas pelo Google, o Ubersuggest é uma excelente opção que você pode utilizar de forma gratuita. Ele permite que você veja o volume de busca da palavra pesquisada, a dificuldade de ranqueamento para SEO e também o valor de CPC, para quem também trabalha com anúncios pagos.

 

2. Google Trends
google trends

Para entender melhor sobre as tendências de pesquisas, o Google Trends é uma excelente ferramenta que você pode utilizar de forma bem simples.

O legal da ferramenta gratuita é que ela permite que você veja em quais regiões o termo é mais pesquisado, o que ajuda na hora de decidir se o termo é relevante na sua região.

 

Planejamento de Marketing: como iniciar a produção de conteúdo

 

3. Keyword Planner

keyword-planner

Quem trabalha com anúncios patrocinados já deve ter conhecido o Keyword Planner do Google Ads. A ferramenta é ótima para identificar os termos mais buscados no google com exatidão.

Mesmo que você não queira criar anúncios pagos no Google, vale a pena criar uma conta no Google Ads para aproveitar essa ferramenta que fica à sua disposição gratuitamente na plataforma.

 

4. Answer the Public

answer-the-public

O Answer the Public é uma ferramenta bem interessante e eficaz para tirar novas ideias para seus conteúdos de blog. Apesar do site ser em inglês, você pode configurar a pesquisa para português e tirar ótimas ideias de termos que vêm sendo pesquisados na internet.

 

Storytelling: o que é e como pode ser utilizado no marketing de conteúdo

 

5. Google Analytics

google-analytics

Indispensável para quem possui um site ou e-commerce, o Google Analytics também pode ser uma ótima ferramenta para sua estratégia de conteúdo. Com ele você pode visualizar o desempenho de todas as páginas do seu site e analisar questões como o número de visualizações de cada página, o tempo médio que os usuários permanecem no site e em quais regiões os seus conteúdos tem se desempenhado melhor.

 

6. Google Alerts

google-alerts

Outra ferramenta bacana que vai te colocar um passo à frente na sua estratégia de conteúdo é o Google Alerts. Com ele você pode colocar um sinal de alerta em todas as palavras que você considera relevantes para o seu negócio. Dessa forma, sempre que um novo conteúdo com os termos selecionados  aparecer na internet você vai ser notificado.

 

7. Google Pagespeed
google-page-speed

Para um site ser relevante e ranquear seu conteúdo no Google, é indispensável que ele ofereça um rápido carregamento para os usuários.

Para testar a velocidade do seu site você pode utilizar uma ferramenta gratuita do próprio Google, o Pagespeed Insights. Com ele você recebe um relatório sobre a velocidade de carregamento do seu site e um diagnóstico completo sobre melhorias que podem ser feitas para otimizar o seu desempenho.

 

8. Google Mobile Friendly

google-mobile-friendly

O design responsivo é outra questão que não pode faltar numa forte estratégia de SEO e conteúdo.

Para garantir que você ofereça uma boa experiência mobile para seus usuários, o Google desenvolveu o Mobile Friendly: uma ferramenta que permite que você confira se o seu site atende às exigências de um design responsivo.

 

Confira as melhores práticas de Web Design para o seu site

 

9. Google Search Console

google-search-console

Com o Google Search Console você tem um diagnóstico completo sobre a performance dos seus conteúdos online. Você pode ter acesso à informações valiosas, como a posição do seu site no Google e as taxas de cliques que suas páginas vem recebendo.

 

10. Check My Links

check-my-links

Uma das questões que pode acabar prejudicando a otimização de suas páginas são os links quebrados. Com o passar do tempo, seus conteúdos aumentam e o número de links também; o que torna inviável conferi-los manualmente.

A boa notícia é que você tem a seu dispor uma ferramenta gratuita bem bacana que pode fazer esse trabalho por você: o Check My Links.  

Com essa extensão do Google Chrome, você pode visualizar todos os direcionamentos que suas páginas fazem e verificar se existem links quebrados.

 

Então, o que achou dessas ferramentas?

Fora as opções gratuitas, existem centenas de excelentes ferramentas pagas e mais sofisticadas que são eficazes para construir uma estratégia de conteúdo mais sólida.

E aí, gostaria saber mais sobre elas? Deixe seu comentário e diga-nos o que acha.
Curta nossa página no Facebook e no Instagram para ficar sempre ligado nos conteúdos e novidades da AstrusWeb.

Voltar