Como os grupos de Facebook podem ajudar na sua estratégia digital em tempos de coronavírus?

A página do Ministério da Saúde no Facebook já é a segunda que mais cresce no Brasil. São mais de 2 milhões de usuários, reunidos em um mesmo canal para receber atualizações sobre o novo coronavírus.

O período é de isolamento social, mas o que os dados da Socialbakers (empresa que monitora 8 milhões de perfis de negócios nas principais redes sociais, utilizando Inteligência Artificial) mostram é que as pessoas estão se conectando cada vez mais pelos interesses em comum.

Interesses em comum de um grupo. Esta que é a essência do conceito “comunidade” mostra que, utilizando justamente este filtro de pesquisa para segmentar os resultados, descobrimos que a página que mais cresceu nos últimos dias no Facebook foi a Cookist Legal. 

Com o propósito de trazer receitas simples, rápidas e divertidas, o formato mais explorado pela Cookist Legal é o vídeo.

Cookist legal

Pesquisas como estas mostram que, nestes tempos de incerteza, as redes sociais são importantes ferramentas para reunir as pessoas e compartilhar informações. Informações que não precisam (e nem devem) ser só sobre a pandemia. 

O aumento do interesse por hábitos como cozinhar são prova disso.

O que mais isso significa? Que a sua empresa não precisa se sentir culpada em pensar em alternativas de venda neste momento, você só não pode adotar uma postura oportunista. Como fazer isso e utilizar os grupos do Facebook a seu favor? É o que vamos responder neste post!

Anseios da audiência

Não existe negócio que não esteja sofrendo consequências econômicas da disseminação da COVID-19.

O próprio Facebook é exemplo disso. A rede, cuja principal fonte de renda é a publicidade deverá experimentar uma redução de até 45% na sua receita

Por outro lado, dados compartilhados pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, revelam que 70% mais pessoas estão participando de videochamadas em grupo através do Facebook Messenger e que o tempo gasto nessas comunicações dobrou globalmente. 

Da mesma forma, as chamadas de voz e vídeo no WhatsApp mais que dobraram nos locais mais afetados pelo vírus.

Aqui temos um exemplo claro para diferenciar oportunismo e oportunidade. As videochamadas não são cobradas e aumentaram, enquanto os anúncios despencaram. 

Seria oportunismo se a plataforma passasse a cobrar pela oferta desses serviços, que sempre foram gratuitos. No entanto, uma das medidas que o Facebook está tomando é justamente investir na melhora de sua infra-estrutura para proporcionar melhores experiências aos seus usuários.

O que a rede social ganha com isso? Em termos financeiros absolutamente nada, mas está cumprindo com a sua missão de “dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo”. E certamente será lembrada por isso.

A maior lição aqui é “se não puder vender, relacione-se com seu público”. Aproveite toda a oportunidade que tiver para ajudar, dentro da área de atuação do seu negócio.

Se isso for um produto, anuncie. Alguém pode estar buscando e, tornar o processo de encontrar mais fácil, é também uma forma importante de ajudar.

Inspiração e informação

O público está online e isso significa que quer saber o que suas marcas favoritas estão fazendo, em busca de inspiração e informação.

Se o avanço da pandemia tornou a sua marca um pouco mais hesitante em publicar nas redes sociais, saiba que você não está sozinho. O número total de ações no Facebook caiu 9%, em comparação com o mês anterior.

Este é um dos dados da Comsorce, em pesquisa onde também mostrou que de 1º a 18 de março, o post com maior engajamento (tanto no Facebook quanto no Instagram), foi a divulgação da ação da Ambev em transformar o álcool da cervejaria em álcool gel.

 

Ambev

A postagem, com mais de 340 mil curtidas e 194 mil compartilhamentos, demonstra que ações relevantes e que tenham impacto direto na nova realidade resultarão em maior engajamento com a audiência. 

Por isso, não tenha medo de seguir com suas publicações, apenas tome cuidado para não publicar nada divergente das principais orientações dos órgãos especializados em saúde. 

Não é hora de incentivar encontros e viagens, por exemplo. Muito menos dar a situação um tom de ironia.

Os grupos do Facebook na sua estratégia

Enquanto as páginas facilitam o contato do público com marcas ou artistas de forma mais abrangentes que os perfis pessoais, os grupos são voltados para discussões privadas e que envolvem um número mais restrito de pessoas.

Eles são criados para debater sobre assuntos específicos e todos os membros têm voz ativa. Em se tratando de coronavírus, por exemplo, já acompanhamos o surgimento de grupos específicos de moradores de uma mesma cidade.

 

Para os negócios, essa possibilidade de segmentação representa uma grande oportunidade não apenas para vender, mas também para estabelecer relacionamento com públicos e nichos específicos.

Diante de uma audiência extremamente qualificada e interessada, você pode utilizar um grupo para estimular debates, estabelecer conexões duradouras e compartilhar ensinamentos. 

Você não fará anúncios em um grupo

O grupo não é um local onde o negócio faz anúncios, mas onde interage e traz informações úteis, com foco no conteúdo e na interação. Um exemplo de grupo que cumpre muito bem o seu papel é o Tag Experiências Literárias

Esta que é a maior comunidade literária do Brasil, utiliza o seu grupo no Facebook para fomentar discussões sobre literatura. É também com base na opinião de seus assinantes que a Tag decide quais kits serão enviados às casas dos associados mensalmente.

Estimativa do próprio Facebook destaca que um bilhão de seus usuários são membros ativos de grupos, o que, sem dúvida, já é prova suficiente para comprovar o valor desta ferramenta.

Com a pandemia do novo coronavírus, a estimativa da rede é de que os grupos tornem ainda mais relevante a interação entre os usuários e as empresas. 

É importante ressaltar ainda que dificilmente outro canal será tão valioso para você entender de perto as dores das suas personas, podendo personalizar ainda mais os seus produtos.

Já tinha parado para pensar em como os grupos do Facebook podem ser úteis para engajar uma audiência segmentada?

Agora aproveite para conferir o texto que preparamos sobre as oportunidades que Marketing Digital traz para os negócios durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Voltar