Autoridade digital: 5 estratégias para se comunicar e ser reconhecido como

Um post que todos param para ler, aquele texto de blog que é esperado pelo público, uma newsletter que ninguém ignora quando chega à caixa de entrada do e-mail, um vídeo que só deixa de ser assistido quando chega ao final. 

Se leu todas as sentenças anteriores e pensou que são realidades impossíveis de serem conquistadas, está mais do que na hora de entender que quando uma autoridade digital fala, a tendência é que o público pare mesmo para ler ou ouvir.

Mágica? Não, apenas uma questão de posicionamento digital bem fundamentada. Entre todas as estratégias que envolvem chegar a esse patamar, o tom de voz é um dos aspectos mais importantes.

Num contexto em que a oferta é muitas vezes maior do que a procura, ter o que falar nunca foi tão importante quanto escolher como falar. Um posicionamento online que visa construir uma imagem de autoridade para a empresa precisa estar atento a isso.

Pense na sua própria experiência: você gosta de conversar com uma pessoa que só fala sobre si mesma, sobre tudo o que sabe e sobre o quanto é importante?

Não é diferente com as marcas no digital. Independentemente da persona, ninguém mais aceita se relacionar com uma empresa, marca ou influenciador digital arrogante.

Se estar online é a maior oportunidade de conversar com o maior número de pessoas, é também a forma mais fácil de ser ignorado por grande parte delas.

Até aqui você já leu muitas verdades, mas anote mais essa: ao mesmo tempo que tenta conversar com tanta gente, suas postagens precisam parecer diálogos travados individualmente.

Um desafio? Certamente, mas também é plenamente possível e a gente vai trazer para você 5 estratégias para se comunicar e ser reconhecido como autoridade dentro do seu setor de atuação.

Por que minha empresa precisa se preocupar em ser uma autoridade digital?

50 ou 100 anos de atuação no mercado. Milhares de clientes atendidos, a maioria satisfeitos. Se você está à frente de uma marca que já é reconhecida como autoridade no offline, é fundamental saber que, na internet, seu nome é apenas mais um e não garante muita coisa.

Esta é uma daquelas verdades que precisa ser dita para que sua empresa entenda que está mais do que na hora de começar a trabalhar para se tornar referência também no meio digital.

Foi isso mesmo que você acabou de ler: para ser respeitado, ouvido e valorizado, só um nome não basta. 

Tradição e história são importantes, mas, quando levar o nome da sua empresa para um site, rede social ou canal no YouTube não haverá outro caminho para o reconhecimento que não passe por se relacionar com o público.

E isso não será feito de outra forma que não pelo conteúdo que sua marca for entregar.

É por essas  e outras razões que, na pauta de cada diálogo  online que sua empresa  for iniciar, em forma de conteúdo, uma dúvida ou dor sempre deverá ser respondida. 

É a solução para seus problemas, ou as melhores alternativas para solucioná-los que o  público quer encontrar nos seus canais oficiais.

E se sua marca conseguir fazer isso com qualidade, não estará apenas agregando valor, mas passará a ser lembrada e compartilhada por outras pessoas.

Quando isso acontecer, sua empresa não só entendeu tudo como também já se transformou em uma autoridade digital para o setor.

Uma autoridade é uma figura com um respaldo tão grande em determinados assuntos que torna-se referência para seu público e pode apontar produtos, serviços e soluções. 

Isso é tudo que sua empresa quer com o online? Então chegou a hora de saber como se comunicar para chegar a esse patamar.

1 Saiba o que falar

Vamos voltar um passo atrás. Antes de saber como se comunicar, sua marca precisa ter clareza de que é impossível conversar com todo mundo.

É para isso que existem as personas.

  • Quais problemas seu negócio é especialista em resolver?
  • Quem são as pessoas que procuram cada uma dessas soluções?
  • Quais são suas características mais específicas?
  • Em que canais é possível encontrá-las?

Tenha questões como essas sempre que for pensar em um conteúdo e na forma como fará a abordagem. Cada persona tem seus próprios interesses e está em uma fase específica com relação a eles. Buscando ou não por uma solução.

Sendo assim, não adianta fazer um post falando sobre as vantagens de um determinado modelo de cadeira se a persona nem sabe quais são os riscos de não manter a postura adequada em home office.

Se investir em conteúdo soa como desnecessário para a sua empresa, você vai gostar de saber que 7 em cada 10 empresas já investem em marketing de conteúdo. Quer descobrir o preço de ficar de fora? Somos capazes de dobrar a aposta para dizer que não.

Para além de pensar sobre o que vai falar, encontre formas de garantir que o público também está ajudando sua marca com isso.

Seja por meio de avaliações, depoimentos ou mesmo comentários nas redes sociais, ser autoridade digital é questão de ser notado pelo público como.

saiba o que falar - autoridade digital

2 Uma abordagem baseada na emoção

Embora sejam personagens semi-fictícios, suas personas apontam para seres humanos reais e emocionais.

O que separa marcas que já são autoridade digital de marcas que apenas estão na internet é que as primeiras estão sempre preocupadas em entender mais a fundo quais são as necessidades e expectativas dos consumidores.

Emoções impulsionam a tomada de decisões e com as decisões de compra não é diferente. O que ninguém talvez te contou ainda é que toda e qualquer emoção começa com uma experiência.

É por isso que garantir que o cliente tenha uma experiência memorável com a sua marca é tão importante. 

Como conseguir isso? Dando voz aos seus clientes não só para saber do que eles precisam como também para entender como se sentem em relação à sua empresa. E, mais, uma vez, sempre que possível, incentive que a voz desses terceiros se torne pública.

3 Como dar voz às emoções

A Forrester relatou recentemente que, quando se trata de experiências de cliente diferenciadas, as marcas líderes contam com a emoção para construir a lealdade.

E se, ao invés de enviar um e-mail agradecendo ao cliente por uma compra ou mesmo a uma mensagem de boas-vindas, você começasse a aproveitar essa valiosa oportunidade de contato para entender mais sobre quem é essa pessoa e quais são as suas necessidades?

Uma Landing Page de entrevista virtual pode fornecer respostas valiosas para que sua marca consiga ajudar a tornar a vida do consumidor mais fácil depois. 

Se você mostrar que compreende as dores da persona e tem respostas que possam ajudar, seus próximos e-mails serão aguardados ansiosamente.

e-mail marketing

De acordo com a GetResponse, e-mails de boas-vindas têm uma taxa média de abertura de 82%. Não desperdice esse percentual com uma mensagem de “obrigado por comprar”. 

Inserir um link de pesquisa para o Google Forms não vai custar nada a sua empresa, mas vai ajudar a tornar essa uma experiência diferente para o consumidor.

4 O valor da comunicação omnichannel

Não é mais só sobre manter a experiência do cliente única e valiosa em todos os canais. É uma questão de estender essa lógica para todos os setores que forem se comunicar com o cliente.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a Microsoft, 96% dos consumidores em todo o mundo estão dizendo que o atendimento ao cliente é um fator importante em sua escolha de fidelidade a uma marca.

Atender ao cliente significa tornar tudo o mais fácil possível. Seja nas formas de pagamento, na responsividade ou mesmo na resposta sobre como fazer a instalação do forno elétrico que ele acabou de comprar no seu site.

Não há nada de extraordinário, os consumidores precisam apenas de fácil acesso e de um atendimento cordial e confiável.

Existem formas bem simples de fazer isso, como:

  • Configurando um chat ao vivo no site;
  • Oferecendo um suporte por e-mail eficaz;
  • Sendo receptivo nas redes sociais.

Entenda que não é mais você lá e o consumidor aqui, a internet aproxima todos e rompe qualquer barreira.

5 Conteúdo autoral e original

Com tantos feedbacks coletados junto às suas personas, você certamente terá muitas pautas para criar conteúdos originais.

Uma autoridade fala como autoridade principalmente porque sabe ouvir o que seu público quer saber.

Trabalhe esses conteúdos de forma natural, mantendo-se fiel ao propósito da sua marca. Uma empresa não precisa encarnar outra personalidade só porque está no digital.

Por isso, leve a essência da sua marca e as particularidades com que sua empresa se comunica fora dela para a internet, o consumidor certamente reconhecerá que é você, pois cada um tem seu próprio jeito de falar. 

Por fim, concentre seus esforços em transmitir tudo o que sabe, como quem se propõe a sentar para conversar, com cada um dos seus clientes. Naturalmente, eles vão retribuir seus esforços dando a atenção a sua marca, assim que perceberem quem está falando.

Gostou de conhecer as estratégias que vão ajudar a sua empresa a, de uma vez por todas, estabelecer seu lugar de autoridade digital?

Aproveite agora e confira as dicas que temos para você começar com o pé direito, cuidando dos textos de apresentação da empresa nas redes sociais.

Voltar