LinkedIn para empresas: 5 maneiras de potencializar resultados

Muito além de pesquisar candidatos e divulgar as vagas da sua empresa. Com mais de 690 milhões de membros, o LinkedIn é hoje a principal rede social corporativa do mundo e pode ser a cereja que está faltando no bolo da sua estratégia digital.

Não é bom demais para ser verdade. O LinkedIn realmente tem potencial para melhorar o posicionamento online da sua empresa, aumentar a visibilidade da marca, fazer networking, promover seu negócio e sim, para ajudar você a vender mais!

E quais modelos de negócio estão aptos a usufruir dos benefícios do LinkedIn? Todos, já que as amplas (e pouco exploradas oportunidades) servem para empresas de todos os tamanhos, não importa se elas são B2B ou B2C. 

Por que sua empresa deve apostar no LinkedIn?

Primeiro porque, apesar de todo o potencial, a maior rede social corporativa do mundo ainda é pouco explorada, o que também acaba sendo uma vantagem para quem sai na frente.

E muitas outras razões se seguem. Ao contrário dos algoritmos de outras redes sociais, que constantemente são acusados de dificultar o alcance orgânico das postagens, no LinkedIn o reconhecimento é totalmente oposto: é que lá o engajamento tem aumentado em torno de 50%, ano após ano.

Para vender um produto ou serviço, sua conversa precisa ser com quem toma as decisões? Então pode anotar mais essa vantagem: 4 em cada 5 pessoas que estão no LinkedIn “conduzem as decisões de negócios”.

Além disso, 62% dos profissionais de marketing B2B dizem que o LinkedIn gera leads com sucesso e isso representa nada mais nada menos do que o dobro da próxima plataforma social. 

E já que estamos falando em leads, sabe o que é ainda melhor? O custo por lead do LinkedIn também é muito mais barato do que em outros canais de comunicação mais concorridos por aí. 

E você ainda consegue acessar um público mais segmentado, gerando resultados altamente eficazes para os seus anúncios.

Alguma dúvida de que o LinkedIn pode ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio e alavancar o reconhecimento da sua empresa como autoridade na área? 

Temos certeza que não! E é por isso que chegou a hora de dar o primeiro passo: aprender a criar a sua LinkedIn Page. É com ela que você estabelece conexões com clientes, funcionários e com toda comunidade do LinkedIn. Vamos lá?

Como criar a LinkedIn Page para sua empresa?

1 – Acesse a página do LinkedIn e clique em “Soluções”, no canto superior direito:

Como criar LinkedIn Page - passo 1

2 – Escolha a categoria do seu negócio

Como criar LinkedIn Page - passo 2

3 – Preencha os dados da sua empresa. Procure escolher uma boa URL para a sua marca, uma boa dica é torná-la igual ao seu nome de usuário em outras redes sociais:

Como criar LinkedIn Page - passo 3

Tem dúvida sobre o que escrever no texto de apresentação da sua empresa? A gente dá uma forcinha para você, está no artigo “5 Dicas para o texto de apresentação da empresa nas redes sociais”.

4 – Marque a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de criar a página em nome da empresa:

Como criar LinkedIn Page - passo 4

É também nesta etapa que você deve carregar seu logotipo. Cumprir esse passo é muito importante, já que empresas com logotipo têm seis vezes mais visitas do que as que não possuem.

5 – Por fim é só clicar em “Criar Página”.

Confira 5 estratégias para potencializar os resultados com o LinkedIn para empresas

Agora que você já tem a sua LinkedIn Page é hora de saber como aproveitá-la da melhor forma possível para alcançar os resultados que almeja para a sua empresa.

Já falamos aqui que sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, mas, onde escolher estar, precisa ter objetivos claros.

Com o LinkedIn não é diferente, por isso não deixe de se perguntar:

  • Quais são os objetivos que você pretende alcançar no LinkedIn? 
  • Você usará o LinkedIn para contratações, vendas, para se conectar com clientes ou para aumentar a autoridade online da sua empresa?

A boa notícia é que, no LinkedIn, a estratégia de combinar diferentes objetivos funciona, você só precisa planejar, executar e analisar.

1 Explore o terreno

Seus concorrentes estão usando o LinkedIn? De que forma eles estão fazendo isso e como sua empresa pode se diferenciar?

Depois de conhecer bem o terreno em que está pisando, sua empresa deve contar com um bom planejamento. Dedique um tempo para pensar os assuntos dos artigos que irá escrever e a frequência com que irá publicar.

Escolha as imagens com cuidado e as inclua sempre em suas postagens. É que de acordo pesquisa realizada pelo próprio LinkedIn, as postagens com imagens recebem 98% mais comentários do que as que não têm.

E sabe quais são as imagens que fazem mais sentido na rede? As que são reais: sejam elas dos seus produtos, equipe, da própria empresa ou dos clientes.

2 Conteúdo que conecta

Sabe aquela conversa (que a gente sempre insiste por aqui) sobre a importância de conhecer as dores das suas personas e a forma como você pode solucioná-las?

Ela também vale para os conteúdos que sua empresa vai produzir para o LinkedIn. Só que aqui o foco das “dores” que você responde é justamente a das que estão relacionadas ao ambiente corporativo. 

No LinkedIn as pessoas esperam e procuram conteúdo relacionado ao trabalho. Isso significa que o seu novo produto não estará competindo com as fotos das férias ou com os “tbt’s”.

Aproveite que o LinkedIn é três vezes mais confiável para fornecer conteúdo valioso (se comparado a outras plataformas sociais), e traga para as suas conexões temas pelos quais elas já interessam e com os quais se envolvam. Contas que elas já seguem são um excelente ponto de partida para investigar isso.

Aqui, uma dica para aumentar as chances de sucesso das suas postagens é fazer uma chamada ao público que sua empresa está tentando alcançar. Por exemplo “Alerta de artigo para quem não perde uma novidade tecnológica”.

Não esqueça ainda de  escrever títulos fortes para os seus artigos e de incluir duas a três hashtags relevantes, de forma natural.

3 Envolva-se

Se sua empresa estiver “falando sozinha” no LinkedIn, não está conseguindo cumprir com o propósito da rede, que é justamente fazer conexões.

Algumas estratégias para virar esse jogo são: 

  • Faça perguntas;
  • Crie enquetes no LinkedIn para obter feedbacks e engajamento;
  • Responda aos comentários sempre no menor tempo possível;
  • Participe de comunidades do seu segmento (ou similares) e seja ativo nas discussões.

4 Crie páginas de demonstração

Criar uma página de demonstração do LinkedIn significa dar um passo importante para se envolver com uma comunidade-alvo.

Conforme a própria rede explica: “Faz sentido criar uma página de demonstração quando você deseja representar uma marca, unidade de negócios ou iniciativa da empresa. Estas páginas têm como objetivo desenvolver relacionamentos de longo prazo com um público específico”.

Essas páginas oferecem aos membros do LinkedIn um outro caminho para chegar até sua marca, mesmo sem seguir sua página.

Veja como a Microsoft faz isso, na página em que apresenta o Microsoft Cloud:

Microsoft Clould

5 Investigue seus dados

O LinkedIn Analytics fornece dados poderosos para as suas estratégias. Com ele você consegue descobrir quais foram os conteúdos com os quais as pessoas mais se engajaram, o que gerou mais ação e o que não funcionou tão bem.

No painel de análise, você consegue entender como as pessoas encontram sua página e com quais seções se engajam. Já os dados demográficos dos visitantes darão a sua empresa uma ideia de quem está interessado nos seus produtos ou serviços.

Também dá para ver o desempenho de sua página em relação aos concorrentes que você escolher rastrear, descobrir quantas atualizações cada página publica durante um determinado período e a taxa geral de engajamento.

Para compreender a própria evolução, não deixe de avaliar constantemente a posição da sua página, observando métricas como o total de seguidores e novos seguidores. 

Se o seu orçamento permitir, potencialize sua estratégia fazendo anúncios. As opções de personalização do LinkedIn são tantas que permitem até mesmo que você chame as pessoas pelo nome, e criar esta proximidade pode fazer muita diferença.

O LinkedIn para empresas é uma ferramenta valiosa, portanto, certifique-se de estar usando todas as oportunidades que a rede oferece. Já que, do contrário, será apenas mais uma rede social em que sua empresa está por estar, sem trazer resultado algum.

Se quiser contar com apoio especializado para criar e executar a sua estratégia de marketing no LinkedIn, é só falar com a gente!

Voltar