5 dicas para otimizar a produtividade da sua equipe de Marketing

Quando se trabalha com entrega de resultados baseados em metas, deve-se investir fortemente na produtividade individual e coletiva da equipe para que o fluxo de demandas seja o mais produtivo possível. A partir de um planejamento eficiente, os resultados são alcançados e o rendimento aumenta, assim como os números da estratégia.

Baseado nisso, separamos 5 dicas para otimizar a produtividade da sua equipe de Marketing. Vamos a elas:

1. Estabeleça metas

Parece óbvio, porém um planejamento bem pensado atrai bons resultados. Definir metas estabelece uma ligação prática com a realização das tarefas, assim como o alcance de resultados torna-se mais eficiente e eficaz. As metas trarão uma melhor visão do desenvolvimento das atividades e apresentarão um rumo mais direcionado para desempenhar determinada atividade.

2. Otimize a comunicação da equipe

A comunicação é essencial para desenvolver qualquer atividade: o grupo deve estar informado das estratégias que serão tomadas e quais partes serão realizadas e delegadas. Assim, cada um com suas responsabilidades, no decorrer do processo de desenvolvimento do projeto, a comunicação deve ser clara e otimizada, possibilitando a agilidade para finalização e uma menor probabilidade de ocorrerem erros.

3. Registro de horas

A partir do registro de horas, o colaborador consegue analisar seus resultados e melhorar seu desempenho. Um controle mensal é importante para o equipe determinar qual atividade requer mais demanda e, da mesma forma, ajuda a encontrar defeitos ou problemas que ocasionaram em erros e atrasos na entrega de cada ação.

4. Ferramentas de otimização

Gadgets e ferramentas que auxiliarão na resolução de tarefas ou futuros projetos são uma forma prática e rápida de resolução de problemas. Seja facilitando na realização de cálculos, anotando possíveis ideias ou coletando informações, a mesa do colaborador deve estar posta para solucionar problemas inesperados e evitar um desgaste de tempo indesejável.

5. Brainstorm

Oferecer oportunidades de aplicação prática de ideais é essencial para um resultado ainda mais incrível. As reuniões para acolhimento de ideias, ou simplesmente expor soluções para problemas comuns, são importantes para um melhor desempenho dos projetos. O brainstorm mantém a equipe alinhada com a realização das atividades, metas e prazos e destaca a importância do conjunto, do time e da responsabilidade e importância da participação de cada um.

 

Uma equipe não é composta por apenas uma pessoa e para melhorar o desempenho geral é bom estabelecer critérios que são essenciais no resultado coletivo. A equipe de Marketing deve estar ciente da formulação de metas de entrega e da responsabilidade de sua participação para um bom rendimento e satisfação na realização das atividades.

O líder deve saber aplicar métodos que otimizem o rendimento, assim como saber ser adaptável às mudanças. Incentive a equipe, seja seguro e confie em seu time. Organização é a palavra de ordem ao pensarmos em produtividade: boa sorte!

Voltar