Vendarketing: tudo o que você precisa saber

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo vendarketing, mas você sabe o que ele significa? A palavra é a união entre vendas + marketing. O principal objetivo dessa junção é alinhar métricas e processos que ajudem a aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) do cliente, tornando também a retenção de clientes mais eficaz.

Mas como fazer com que haja mais harmonia entre os dois times? Antes de tudo, é preciso que eles estejam falando a mesma língua. Um departamento precisa saber como o outro funciona para que ambos possam se relacionar. É necessário que os dois departamentos saibam responder perguntas simples como:

  • Qual é o melhor cliente?
  • Qual papel o outro departamento desenvolve?
  • Quais ações da equipe de marketing geram mais vendas?
  • Quanto tempo dura um ciclo de vendas?

Viu como é importante que ambos os times trabalhem juntos? Isso evita que erros (muitas vezes simples) sejam cometidos e contribui para que todos entendam que um profissional precisa do apoio do outro para que tudo funcione bem.

Para executar bem o vendarketing, é indispensável que exista uma boa comunicação entre as equipes, desse modo, os times de marketing e vendas podem trocar informações, tornando o trabalho mais eficaz.

Determinar processos para saber o que cada equipe irá fazer, é muito importante. Por isso é fundamental que exista um acordo de nível de serviço (SLA – Service Level Agreement).

Um SLA é um acordo entre os times para garantir um bom desempenho conjunto. Não é somente o time de marketing pensando em como vai atrair clientes e o time de vendas pensando em como vender para os clientes. É importante que exista essa relação entre os dois, pois ambos são responsáveis por realizar as vendas.

Um bom exemplo de SLA:

Marketing >> Entregar 100 MQLs (leads qualificados pelo marketing) mensalmente para a equipe de vendas.

Vendas >> Entrar em contato com cada um após eles terem sido convertidos em lead.

Vale ficar atento e ver se as SLAs podem ser melhoradas, a fim de gerar melhores resultados.

Além de tornar mais harmoniosa a convivência entre as duas equipes, cada departamento terá suas funções bem definidas, com metas claras e mensuráveis.

E por falar em metas, vale ressaltar que tanto o profissional de marketing quanto o profissional de vendas, precisa ter metas específicas, para conseguir entender falhas e corrigir erros, gerando mais impacto positivo para o cliente.

Isso também é bom para que o marketing possa mapear as ações e comprovar, por meio de métricas, sua relevância. Por exemplo:

No momento em que a equipe de marketing é capaz de mostrar que com R$1.000,00 de investimento ela gera 25.000 leads e vende um carro de R$30.000,00, ela torna-se uma grande fonte de receitas e dessa maneira, deixa de ser um centro de custos que pode ser cortado a qualquer momento.

Deu para perceber como é importante que exista uma integração entre as equipes? O vendarketing é isso, a conexão entre marketing e vendas. Com as duas equipes cada vez mais próximas, tenha certeza de que o ROI da sua empresa aumentará, pois ambos perceberão que os impactos gerados na empresa (positivos e negativos) são consequência de um trabalho em equipe, sem contar, que equipes conectadas tendem a se tornarem mais motivadas a obterem melhor performance. E aí, como anda o processo entre vendas + marketing em sua empresa? 

 

Voltar