Storytelling: o que é e como pode ser utilizado no Marketing de Conteúdo

Com toda a certeza, você já ouviu falar que para atingir resultados com marketing na internet você precisa criar e publicar conteúdo. Atualmente com o crescimento do Marketing Digital tornou-se imprescindível para empresas de quase todos os ramos de atuação adotar uma estratégia de conteúdo para atrair clientes e gerar vendas.

É preciso ter em mente que, em uma estratégia de conteúdo, a forma como este conteúdo é pensado, produzido e entregue passa muito longe do modelo tradicional de blocos de texto pesados, formais e sem personalidade alguma. É aqui, então, que entra o Storytelling.

Mas o que é o Storytelling?

Storytelling nada mais é que uma maneira de captar e reter a atenção de um público para transmitir uma mensagem através de uma história. Não conseguiu entender? Ok, eu também não entendi na primeira, mas vamos imaginar uma situação.

Imagine que você está em uma entrevista de emprego concorrendo com diversos candidatos e precisa convencer o seu entrevistador de que você tem vontade de trabalhar naquela determinada empresa e que você se sente preparado para assumir o cargo. Como você faria isso? Que estratégia usaria? Por onde começaria?

Que tal falar o quanto você é bom? Acho melhor não.

Bom, eu acredito que você começaria contando um pouco da sua trajetória profissional e acadêmica, falando das suas qualidades e defeitos e se apoiaria na sua própria história para demonstrar o seu preparo e vontade de conseguir aquela vaga. Pois bem, você utilizou a técnica de Storytelling. Em outras palavras, contou uma história.

As pessoas adoram histórias. Uma história emocionante e bem contada atrai e retém a atenção de qualquer pessoa, seja ela uma criança de 5 anos de idade ou um senhor de 70 anos. O fato é que você pode usar o poder de persuasão de uma história para atrair e entreter os seus consumidores ou prováveis consumidores.

Mas como o Storytelling se aplica ao Marketing de Conteúdo?

Esta resposta é simples: ao invés de falar para o seu público o quanto a sua empresa é boa e o quanto os seus produtos são ótimos, você irá entender os problemas, as necessidades e os desejos dos seus clientes e usar as suas próprias histórias para mostrar para eles de que maneira você pode ajudá-los.

>> Conheça mais sobre o conceito de conteúdos de topo, meio e fundo de funil e entenda como ajudar a sua persona com a produção de conteúdo.

Para isso você precisa criar um conteúdo atraente, interessante e relevante. Considerando que a sua empresa já oferece um produto ou serviço relevante para a vida do provável consumidor, o Storytelling vai te ajudar a deixar o seu conteúdo atraente e interessante, para que você consiga capturar e prender a atenção dele para transmitir uma mensagem de valor.

Quando você tem um conteúdo relevante que atrai pessoas e consegue mantê-las interessadas, pode-se dizer que você acertou a “receita do bolo” da sua estratégia de conteúdo. A “cereja do bolo”, neste caso, é que todo o material que você publica na internet não possui um prazo de validade, sendo assim ele continuará convertendo até o dia em que você decidir tirá-lo do ar.

Como fazer isso na prática?

Vamos para o trabalho pesado. Pense em quando o seu possível consumidor (a sua persona) está na internet. Quais são as possibilidades de conteúdo que ele pode consumir? Destes quais ele realmente investiria tempo para consumir? O que realmente atrai e retém ele neste tipo de conteúdo? Já sabe todas as respostas? Pois bem, então é este o formato e tipo de conteúdo que a sua empresa deve oferecer.

Lembre-se que o ser humano adora histórias nas quais eles mesmos se identificam. Se você conseguir mostrar para o seu público que sabe exatamente o que ele pensa e deseja, a chance desse conteúdo ser compartilhado de maneira espontânea com outras pessoas que possuem padrões de comportamento semelhantes aumentam drasticamente, e com isso também aumenta a sua credibilidade na rede e as suas oportunidades de fazer negócio.

Entenda o que as pessoas esperam da sua marca e conte com histórias como você atende e resolve os problemas de outras pessoas que passam por situações semelhantes. Para finalizar, publique, avalie e teste conteúdos (produção de conteúdo em vídeos, textos, materiais…) até encontrar o formato mais adequado para o seu tipo de negócio.

 

Esperamos ter ajudado e, se ainda tiver dúvidas, consulte outras publicações em nosso blog, ou deixe um comentário para que possamos produzir outros conteúdos que ainda não foram esclarecidos para você!

Voltar